segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Como fazer uma equipe totalmente técnica se transformar em uma equipe vencedora de vendas.

Como fazer uma equipe totalmente técnica se transformar em uma equipe vencedora de vendas.



Este foi um grande desafio.

Realmente foi após receber alguns técnicos novos na minha equipe que estava iniciando a arte de vender; recebemos o “presente de grego”, ou seja, alguns técnicos vindos de um outro serviço, estes técnicos já faziam parte da empresa por mais de um ano e abominavam a possibilidade de ter que ofertar um produto ou um serviço, pois eles acreditavam ser diferentes ou então “melhores que todos os outros“ por não terem que vender.

Passado alguns dias, após falar com cada um deles individualmente, não tive resultado então parti para uma nova abordagem, consegui uma sala com refrigerante, salgadinhos e um monte de folhas, algumas notas de R$ 2,00 e R$5,00 coladas na parte de baixo da mesa. Pronto, tudo pronto para... “Mais uma tortura tentando-me convencer a vender” (segundo um dos técnicos). Todos esperavam uma demonstração ou um treinamento de vendas ou até mesmo um sermão do tipo “vamos vender”.

Mas a surpresa veio, fiz uma única pergunta: “O que posso fazer para ajudar vocês a terem um salário mais digno?”. As respostas foram as mais diversas, idéias mirabolantes, desde ir lá e pedir aumento para todos e mostrar que merecia coisa que até eu acreditava, até a promover um aumento de jornada de trabalho, eis que um deles, o que menos esperava, falou “acho que se vender vou ganhar um pouco mais”, e enquanto eles falavam as idéias anotei cada uma delas, falei “bom vamos parar um pouco beber e comer algo” e isso foi exatamente quando falaram sobre vendas que foi a última idéia.

Quando voltamos a falar sobre o assunto, o incrível já tinha acontecido durante o intervalo. Já tinha descartado quase todas as idéias exceto vendas e aumento de jornada, então foi a minha vez, mostrei que se durante o atendimento normal, fosse realizada uma oferta de algum produto para o cliente, eles não estariam fazendo nada além do que já fazem e que se acontecesse de vender ganhariam dinheiro, e que este dinheiro seria insignificante, se eles não se esforçassem nem um pouco, mas se eles se superassem eles poderiam fazer muita diferença em suas vidas. E falei: “olha é simples, nesta sala temos algum dinheiro, pode ser de vocês e se não encontrarem nos próximos minutos outra pessoa encontrará e é assim na vida. Após marcamos treinamento para a equipe e estavam todos lá, um monte de “não vendedores” querendo ser diferente e ganhar dinheiro.

Não encontraram o dinheiro colado na parte de baixo da mesa de reuniões, mas encontraram alguns reais nos seus próximos atendimentos.

Nossa equipe saiu de 20 vendas no mês para 280 e nos próximos meses somente cresceu e cada um deles sabia que o dinheiro estava lá, era só pegar na próxima ligação, acontecia de algumas vezes não alcançarem, mas criavam a ferramenta para a próxima ligação com o não do cliente.

Ver um técnico que em quase 2 anos de empresa nunca tinha vendido nada, te falar que vai poder ter dinheiro para sair com a namorada ou até mesmo para casar, após você ter mostrado pra ele como fazer, esse tipo de retorno não tem preço, a minha auto estima cresceu muito e com ela o sentimento de “eu fiz minha parte e agora vamos chegar longe” não tem como descrever.


Não adianta forçar uma cultura ou obrigar alguém a fazer algo que ele não quer, mas se você fizer a pessoa pensar que ela está fazendo o que quer já está feit,o veja o vídeo abaixo.




uma venda bem feita


Luis Carlos Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário