segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Quanto perder pode ser ganhar e muito

Após trabalhar muito com uma equipe que não tinha um resultado tão bom, conseguimos um resultado surpreendente, tínhamos superado por 3 meses as metas de qualidade e atendimento. Acabei verificando que um dos pontos fortes desta superação era a amizade e o companheirismo entre os membros da equipe, em dado momento um dos funcionários estava para pedir demissão, então a pergunta era como transformar esta saída em algo positivo para fortalecer a equipe.


1º Identifiquei o motivo real da saída do funcionário

2º Usei empatia, “realmente me importei e me coloquei no lugar” aconselhei e até acabei incentivando este funcionário a pedir seu desligamento, dando a força necessária para conseguir trilhar seu novo caminho.

3º Junto com o funcionário comunicamos o restante da equipe sobre a sua saída e acabamos expondo para o restante da equipe o porquê da saída.



A partir deste momento percebi que a equipe se tornou ainda mais próxima, pois todos tinham a seguinte consciência que se eles continuassem na empresa ou na equipe teriam meu apoio e se tivessem que sair, teria o mesmo tratamento e cada um deles tinha a consciência do quanto era importante para a equipe.



Neste momento aprendi que reter um talento muitas vezes pode ser ótimo, mas dar asas a um grande talento para poder voar e alcançar o seu lugar ao sol pode ajudar muitos outros talentos adormecidos a se desenvolverem.

Luis Carlos Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário